[-] [email protected] 1 points 1 year ago

Excelente sugestão. É algo que temos na lista para fazer, mas talvez esperemos pelo tempo mais ameno. Ouvi foi dizer que agora cobram 15€/pessoa para passar a ponte

[-] [email protected] 1 points 1 year ago

Vou explorar essas possibilidades. Obrigado pelo testemunho!

[-] [email protected] 1 points 1 year ago

Talvez seja algo a explorar, mas confesso que me faz um bocado de confusão. A logística não é um bocado complicada? Como por exemplo toda questão dos banhos e barulho?

[-] [email protected] 2 points 1 year ago

Pois, é isso. Se calhar até estico mais um pouco a viagem e vamos até perto do Gerês. Parece haver ali uns alojamentos em conta e é uma área com muito para ver.

[-] [email protected] 1 points 1 year ago

Aveiro é bem fixe. Mas também começa a ser caro sim. A inflação está tramada...

11
submitted 1 year ago by [email protected] to c/[email protected]

Boas,

Ainda que o Algarve tenha baixado os preços, simplesmente deixaram de ser preços para Suíços para serem preços de Britânicos novamente...

E do que vejo, tudo o que é destinos de praia está caro. Tendo nós um país cheio de outros sítios porreiros, o que recomendam?

Quais os sítios em que passaram umas boas férias de Verão sem rebentar com o orçamento?

1
submitted 1 year ago by [email protected] to c/[email protected]

Deixo aqui um site, que para além do grande contador tem também informação sobre as perturbações no metro, tempos de espera estimados, estatísticas e números de carruagens.

1
submitted 1 year ago* (last edited 1 year ago) by [email protected] to c/[email protected]

Como devem saber, o Ministério do Ambiente português lançou também em 2023 um apoio que reembolsa parte da compra de veículos de emissões nulas novos. Infelizmente: a) o site é manhoso que dói, b) demoram alguns meses a devolver o dinheiro. No entanto é sempre uma ajuda.

Existem 6 categories:

  • T1: Veículo Ligeiro de passageiros 100% elétricos - Pessoa Singular
  • T2: Veículo Ligeiro de Mercadorias 100% Elétrico
  • T3: Bicicletas de carga (100% Elétricas e Convencionais)
  • T4: Bicicletas Elétricas
  • T5: motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal, elétricos
  • T6: Bicicletas Convencionais
  • T7: Carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares com ligação à Rede Mobi.E

No que toca a incentivos, neste momento só as categorias de bicicletas eléctricas e convencionais não têm lista de espera, pelo que é para essas que vou deixar algumas dicas, pois precisam de alguns documentos.

Em primeiro lugar o apoio apenas se destina a bicicletas citadinas, pelo que BTT's não estão incluídas. Para verificarem se a bicicleta que querem comprar / compraram é admissível têm de consultar o vendedor. Da parte do vendedor devem ter os seguintes documentos:

  • Factura
  • Documento que comprova que a bicicleta é para uso citadino.

Depois precisam de mais dois documentos ou de dar autorização para que o Fundo Ambiental veja que não são devedores da Segurança Social nem das finanças. Têm assim 2 opções:

  • Opção A: Fazer o download dos PDFs.
    • A1: Ir ao Portal das Finanças (https://www.portaldasfinancas.gov.pt/) -> Fazer login -> na barra de procura escrever: "Pedir Certidão" -> Clicar em "Aceder" no resultado com esse nome -> No tipo de certidão seleccionar "Dívida e não dívida" -> Confirmar -> Certidão
    • A2: Ir à segurança social direta (https://app.seg-social.pt/) -> Fazer Login -> Seleccionar a opção "Conta-Corrente" -> "Situação contributiva" -> "Obter declaração de situação contributiva" -> "Obter nova declaração" -> "Ver declaração" e guardar o PDF.

...

  • Opção B: Autorizar o Fundo Ambiental a pedir essa informação às Finanças e Segurança Social:
    • B1: Ir ao Portal das Finanças -> Fazer login -> na barra de procura escrever: "Autorizar consulta" -> Nos resultados seleccionar "Autorizar Consulta à situação tributária" -> Colocar o NIF do Fundo Ambiental: NIF 600086992 -> Clicar em Autorizar.
    • B2: Ir à segurança social direta (https://app.seg-social.pt/) -> Fazer Login -> Procurar por "Consentimento" -> Meter o NIF do Fundo Ambiental (600086992) -> Confirmar.

No caso dos consentimentos podem e devem definir um intervalo de tempo entre o qual a autorização de consulta é válida, mas tenham em atenção que a avaliação de candidaturas é LENTA.

Quanto à submissão de candidatura no site, chamo a atenção para alguns aspectos. Vão gravando a candidatura à medida que vão preenchendo mas sem submeter. Há campos que só são desbloqueados depois de se gravar o que já está preenchido porque precisam das respostas anteriores (sim, estamos em 2023 e um site do governo funciona assim...). Não submetam sem verificar se apareceu um campo novo, dado que depois não podem voltar a editar. Em princípio eles pedem os documentos em falta, mas tudo vai atrasar mais.

Toda esta informação pode mudar a qualquer momento, vão actualizando o post com base na vossa experiência.

1
submitted 1 year ago by [email protected] to c/[email protected]

Aqui fica um site com informações úteis para os ciclistas: ciclovias, estações de bikesharing, parques de estacionamento.

1
submitted 1 year ago by [email protected] to c/[email protected]

Venho sugerir a criação de uma comunidade sobre mobilidade onde o foco é a partilha de recursos, questões, notícias sobre como chegar de A a B da melhor forma possível. Seja ela de carro, bicicleta, a pé ou transportes públicos.

Não me vou oferecer como moderador dado que não tenho perfil nem tempo para isso, mas acho pode vir a ter informação muito útil para todos.

2
submitted 1 year ago* (last edited 1 year ago) by [email protected] to c/[email protected]

Estava a pensar que era boa ideia existir uma thread onde a comunidade pode partilhar recursos e guias.

Aqui fica o primeiro contributo, de alguém que não anda no ginásio:

https://www.darebee.com

DenavitHartemberg

joined 1 year ago