this post was submitted on 02 Oct 2024
6 points (100.0% liked)

São Paulo

205 readers
2 users here now

founded 1 year ago
MODERATORS
 

Eu li os planos de gov. de todos os candidatos de São Paulo para que você não tenha que fazer isso. Parte II Datena

Compartilhei minha leitura, resumo e impressões sobre o plano de desgoverno do candidato Marçal. Hoje, leremos os planos do candidato Datena.

Depois da gastura que foi ler os planos do Boçal, admito que já estava me preparando mentalmente para o pior ao ler os planos do Datena, mas por incrível que pareça a leitura do PDF foi tranquila e as exposições dos problemas junto com as soluções propostas foram bastante moderadas e sensatas. Eu até mesmo me supreendi positivamente em várias partes do documento. 🙂👍

Na postagem de ontem algumas pessoas me criticaram porque eu falei que "tentei ser imparcial e ver coisas boas até em quem não gosto" e segui falando mal do Marçal. Mas com o que escreverei hoje vai dar pra entender claramente que o que expus ontem sobre o Marçal não foi motivado porque ele é de "direita", e sim porque o plano dele é absurdo, completamente psicótico e descolado da realidade. Afinal, o Datena pode não ser a minha preferência pessoal mas o plano dele tem muitos pontos positivos e é claramente muito mais maduro e coerente do que o do Lorde Farquaad. Não tem a ver com direita ou esquerda, tem a ver com não parecer um sociopata narcisista escrevendo com auxílio de uma IA.

Ao abrir o PDF noto que o design é bastante bom, talvez o mais agradável dentre os 5 candidatos que me propus a ler, o que já passa um maior conforto na leitura. Datena abre com uma carta à população onde ele argumenta que por ser apresentador de TV há muitos anos ele conhece os problemas da cidade e portanto seria um bom indicado para lidar com tais problemas. Noto que no documento ele fala sempre em "eu" na primeira pessoa, nunca em "nós" o time, ou "nós a equipe" ou prefeitura, o que passa uma sensação bem auto-centrada que não aprecio.

Amostra do design geral do documento. Simples mas funcional e elegante.

🚔 Proteção (Segurança). O texto começa falando como a violência atinge sobretudo jovens negros (👍 o que já é um ponto positivo enorme em relação ao Marçal que não tocou no tema) e denuncia que o crime organizado está se infiltrando nas instituições públicas.

Propõem aumentar o efetivo da CGM (não diz números), e equipá-los com equipamento modernos e "mais armas" (🙄 solução bem policialesca). Fala também em colocar câmeras corporais nos guardas (👍 ponto surpreendentemente positivo). Defende também espalhar câmeras com reconhecimento facial por toda a cidade (acho polêmico).

Fala em política de tolerância zero com as drogas (o que me deixa preocupada se isso vai se extender também à jovens negros nas periferias com quantidades ínfimas de maconha? "Tolerância zero" inclui a tolerância mínima pra maconha que o STF definiu? Vai ter tolerância zero para usuários de outras drogas? Como vai fazer pra separar usuário de traficante? Perigoso tratar drogas como problema de segurança pública quando é bem mais um problema de saúde pública)

Cita também o combate à violência contra mulher (👍 o que já é outro ponto positivo em relação ao Marçal que mal tocou no tema). Fala sobre iluminação pública para combate ao crime, o que é uma medida simples e eficaz.

📚 🏥🐕🏠 Bem-Estar. Começa o texto criticando que em São Paulo "falta tudo: saúde, educação, moradia, assistência, lazer, esporte e cultura". O que eu como cidadã tenho que discordar; São Paulo é o polo nacional de cultura, não tem um show internacional de banda que não passe por aqui, raramente festivais não são feitos aqui, temos Viradas Culturais, vários museus com acervos gigantescos, parques florestais públicos, gastronomia de várias partes do mundo, e os melhores hospitais de referência do país estão aqui. É óbvio que faltam muitas coisas (principalmente nas periferias), muitas outras precisam ser melhoradas, mas a cidade está longe de ser a terra arrasada que ele tenta pintar no texto.

O texto segue criticando a baixa qualidade do ensino (o que é verdade), falta de moradia e especulação imobiliária e falta de zeladoria pública. Promete estender o horário de atendimento das UBS e aumentar as unidades de saúde 24h, fala em app pra marcar coisas na UBS, cita aumentar os centros municipais de referência em TEA (transtorno de espectro autista), voltar a dar atenção ao projeto Remédio em Casa, ampliar o Mãe Paulistana e fazer a cidade voltar a ser a capital da vacina (já fomos um dia? deixamos de ser? 🤔)

Vai ampliar o atendimento público aos pets (!👍) por meio de mais hospitais e clínicas, campanhas de vacinação/castração/doação aliado a ONGs.

Promete aumentar o número de alunos estudando em horário integral hoje limitados a 7% da rede (mas não fala em quantos n°s pretende aumentar) e fala em esportes/música/cultura/curso profissionalizantes no contraturno das crianças. Fala em ampliação de 2h na rede municipal de creches e melhorar indicadores de aprendizado.

Alfineta Nunes dizendo que vai concluir os CEUs iniciados pelo Bruno Covas mas não entregues pela atual gestão. Cita que vão ter GCMs com câmeras corporais ao redor das escolas.

Sobre moradia, promete os "Territórios do Emprego": zonas periféricas receberão incentivos pra construção de unidades habitacionais e fala em desapropriação de prédios abandonados para moradia popular. Pois é, primeiro Marçal e agora Datena também, os dois concordam com a desapropriação de prédios abandonados para moradia popular! 🌈🌈

BOULOS COMUNISTA! Ah não, espera, é o plano do Datena. E também o plano do Marçal. 😌

^(Quando o Boulos propõem fazer isso é NÃOOO!! COLUNISTAA 😡😡😡 Mas quando os candidatos de direita propõem isso aí ok) 👍 🌈 ^(😌 (dá até dó do Boulos porque no PDF do plano dele, ele não usa em momento algum a palavra "desapropriação" quando fala de imóveis abandonados e creio que é justamente pra evitar essa mentira que ele vai entrar na sua casa e pôr mendigo pra divir quarto com o seu filho))

Enfim. O texto a falar sobre zeladoria pública de espaços estragados e muda de assunto para cultura. Fala de forma meio vaga em "incentivar a cultura" atraindo "grandes eventos" internacionais. Fala em ampliar a verba para o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais e incentivar o futebol de várzea.

💰💹 Prosperidade. Aqui tem bastante encheção de linguiça. Fala de forma vaga em Responsabilidade Fiscal, e adotar "programas e políticas públicas factíveis, com planejamento e metas claras" (tipo, o mínimo que a gente espera de um governo?)

Fala em avaliar e descontinuar programas que "não tenham impacto positivo" na população, o que me deixa com a pulga atrás da orelha. Como que vai ser medido isso? E se a população atingida for bem pequena mas o programa for bom, vão cortar mesmo assim em nome da "responsabilidade fiscal"? Promete que não vai criar nenhuma taxa/imposto novo, e ainda por cima vai diminuir os impostos com gestão eficiente (😂😂😂). Fala em rever contratos atuais para "diminuir falcatruas" e "cortar gastos denecessários". Daí pra frente essa parte toda é meio vaga. Fala sobre "inovação e tecnologia", incentivos fiscais pra startups e geração de empregos. Promete internet de qualidade em espaços públicos como praças e parques. Promete "atrair eventos de escala global" e terminar a reforma do Anhembi.

♀️✊🏾🏳️‍🌈 Inclusão. Admite que a cidade ainda enfrenta problemas de descriminação, promete justiça social, igualdade e inclusão. Defende ampliar a rede social de apoio existente CRAS e Creas, manter Armazéns Solidários na periferia. Fala em combate à pobreza de forma que o pobre "caminhe com as próprias pernas (candidato de partidos de direta e a tendência de achar que pobre é encostado 🤡). Comenta em proteger os idosos, ampliar n° de "instituições de longa permanência" pra quem precisa de cuidados. Acolhimento de pessoas em situação de rua com serviços com foco em reinserção social e profissional e tratamento de dependentes químicos (não detalha muito como).

Volta a falar sobre mulheres (pra quem já leu plano de 100 páginas destinando apenas 4 linhas para mulheres, até emociona 🙂). Promete (de novo) ampliar tempo de creches, exames de mama e consultas com mastologistas. Promete ampliar o programa Guardiã Maria da Penha e patrulhas na cidade especializadas no atendimento à mulher. 👍

Quer ampliar o programa Bolsa Trabalho Formação Jovem para quem tem entre 14 e 29 anos cuja familia ganhe menos que 1 S.M. Diz também sobre ampliar o projeto TEIA (espaços colaborativos de trabalho para a periferia).

Volta a falar de PCDs 🙂 Adequação de calçadas, reinserção no mercado de trabalho, esporte/cultura/lazer, instalação de rampas, semáforos sonoros e sinalizações próprias, mais transporte público adequado, adequação de pontos de ônibus. Fortalecer serviços específicos como o Atende+.

Promete o combate à discriminação e preconceito de raça/gênero/condição física/origem/orientação sexual (!😮👍) São Paulo será a capital antiracista (!😮👍) e da diversidade. Vai priorizar contratação de servidores que cumpram a Lei de Cotas e na educação vai implementar o estudo da história e cultura afrobrasileiras (!😮👍)

Printscreen de páginas doplano de gov. do Datena onde ele abordar assuntos sociais.

^(O plano do apresentador de TV, o cara do) ^(programa policial sensacionalista)^(, o plano desse cara consegue ser mais abrangente e mais maduro que o plano do coach picareta que nem Deus sabe o motivo de estar com 20% de intenções de voto.)

O texto continua falando sobre atender à comunidade LGBT+ com políticas de saúde/sociais e educativas (nesse ponto é vago).

Sustentabilidade. O texto fala em mudanças climáticas e aquecimento global ( !👍) e cita exemplos como deslizamentos em época de chuva, enchentes e secas. Aponta que os sistemas de transporte são responsáveis por até 60% de emissão de gases de efeito estufa sobretudo pelo uso de combustíveis fósseis. Critica que a quantidade de reciclagem na cidade é muito pequena. Pra resolver esses problemas ele cita a monitoramento e fiscalização do ar/água/solo, expansão e preservação de áreas verdes, expandir a coleta de resíduos para aumentar a reciclagem, substituir a frota atual de ônibus por veículos menos poluentes (movidos por eletricidade/biogás/hidrogênio), fazer mais corredores de ônibus/ciclovias/ciclofaixas e tirar do papel o VLT (veículo leve sobre trilhos). (Pelo o que pesquisei esse VLT é tipo um bonde, e se não me engano alguma proposta parecida aparece também no plano do Nunes)

Fala de novo em triplicar a reciclagem com aumento da coleta seletiva, campanhas e instalação de Ecopontos. Incentivar em prédios públicos o uso de energia renovável tipo biogás/painel solar. Promete expandir a cobertura verde da cidade com o plantio de árvores nativas (importante! 👍), criar parques florestais além de parques lineares para a preservação das margens dos rios, e criar hortas comunitárias. Quer possibilitar pessoas que morem em áreas de risco de alagamento serem realocadas para outros lugares. Pretende também fortalecer o programa Córrego Limpo e aprimorar drenagem para prevenção de alagamentos.

Minhas considerações:

Embora em algumas áreas seja bastante simples, é um plano que surpreende positivamente ao pontuar causas sociais, raciais e ambientais. 👍 Foi uma leitura bem... normal, sabe? Agradável até. Não tem nenhum projeto estranho ou absurdo. Não tem nada que parece ter sido gerado com ChatGPT. Não é megalomaníaco que nem o plano do Marçal que quer construir um prédio de 1km por porra nenhuma. Na verdade, o plano do Datena consegue ser bem razoável, embora não seja muito detalhado ou criativo/inovador (como do Nunes/Boulos) e a maior parte das propostas se resume em ampliar/melhorar/fortalecer programas já existentes.

Tem algumas partes do plano que eu pessoalmente discordo, mas no geral admito que é um plano bem sólido e ok. Se o Datena ganhasse poderia até não ser a minha preferência, mas definitivamente estaria bem longe do apocalipse que seria a vitória do Boçal, e num hipotético segundo turno entre os dois vocês certamente me veriam na rua vestida de tucano fazendo campanha pro candidato do PSDB.

no comments (yet)
sorted by: hot top controversial new old
there doesn't seem to be anything here