this post was submitted on 19 Jun 2024
4 points (100.0% liked)

Bunker da Esquerda

168 readers
20 users here now

BEM VINDOS(AS) AO BUNKER

👥COMUNIDADE voltada para os progressistas de diversas vertentes para discutirem temas sensíveis do cenário político e social do nosso país e do mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Brasil, Esquerda, Marxismo, Brics, América do Sul, Sul Global.

REGRAS E NORMAS DA COMUNIDADE :


Priorize o jornalismo independente:


Mundo e Conflitos:


Chat em Sala XMPP 💬

Optamos por uma sala xmpp para socializar e conversar sobre temas do cenário político e social do nosso país de forma mais descontraída e com leveza

founded 11 months ago
MODERATORS
 

No último dia 14/06, garis se reuniram na praça da Bandeira, no centro da cidade de Campina Grande, em um protesto para reivindicar melhorias salariais. Os trabalhadores também realizaram agitações com o intuito de tratar com os transeuntes sobre a necessidade da categoria de conquistar um reajuste salarial.

O cargo de gari na cidade é dividido por níveis (B1, B2, B3… e assim por diante). Esses níveis estão atrelados ao valor salarial, quanto mais alto o nível, mais alto o salário. No entanto, eles explicam, que há alguns anos recebem ajustes apenas em relação ao salário mínimo e nunca um reajuste de nível. Em entrevista, um dos garis, que trabalha há mais de 30 anos na profissão, relata que deveria estar num nível B10, mas está no B3 ganhando um salário mínimo, pelo menos R$400 a menos do que deveria.

Além desse remanejamento de níveis, os manifestantes também exigem o reajuste salarial de forma geral, pois muitos dos garis hoje recebem menos do que um salário mínimo.

O protesto se dá no momento mais movimentado do ano na cidade, época das festas juninas, se o serviço de limpeza da cidade já é essencial, no mês de junho fica ainda mais em evidência sua importância. Por isso, em fala a um jornal local (PB Debate), o presidente do Sintab PB reitera “(…) Não tem São João em Campina Grande se eles [os garis] pararem de trabalhar, se eles decidirem fazer uma greve o São João acaba, então a gente pede para que o prefeito possa atender a reivindicação dessa categoria, que é tão somente a correção salarial, porque esses trabalhadores hoje estão recebendo no seu vencimento menos do que um salário mínimo. E também em relação à atualização dos níveis porque tem trabalhador aqui que está há 10, 20, quase 30 anos no nível 1, isso é inaceitável (…)” .

Em depoimento ao AND, ainda detalhou mais acerca das condições de trabalho dos garis, citando a falta e a precarização de seus instrumentos de trabalho, além do alto tempo necessário a ser trabalhado durante anos, sustentado com menos de um salário mínimo, para conseguir uma aposentadoria digna.

O correspondente local de AND esteve presente na manifestação e realizou entrevistas com garis que estavam presentes na manifestação. Confira:

Link para o YouTube.

top 3 comments
sorted by: hot top controversial new old
[–] [email protected] 2 points 4 months ago

@NoahLoren se todo mundo que fosse terceirizado protestasse assim e fizessem greve igual a greve das universidades federais, certamente que haveríamos algumas melhorias no nosso Brasil, apesar que eu concordo que isso seria utilizado pelo Congresso Nacional atual pra adotarem estado de lei marcial e criminalizar todas as greves e movimentos sociais... Assim como fazer o Impeachment do Lula... Aí seria revolução/rebelião/revolta ou cadeia/morte...

[–] [email protected] 2 points 4 months ago (1 children)

O trabalho dos garis é essencial e muito desgastante, receber menos que um salário mínimo deveria ser crime! Mas iniciativa privada não se importa com trabalhos essenciais ou com as pessoas, apenas com o lucro infinito.

Todo apoio aos garis de Campina Grande e do Brasil.

[–] [email protected] 1 points 4 months ago

👏(◍•ᴗ•◍)