Obrigado, amigo. Você é um amigo.
Estava percebendo isso com o meu Firefox mas ainda não tinha tido tempo de consertar
Comunidade Lusófona de entusiastas Linux.
Bem vindo ao nosso agregado de links sobre Linux.
Obrigado, amigo. Você é um amigo.
Estava percebendo isso com o meu Firefox mas ainda não tinha tido tempo de consertar
tmj
Desktop environment Gnome é bem pesado. Recomendaria tentar usar algum sistema Xfce, já que é, até onde sei, um dos mais leves.
É um mito falar que o Gnome é pesado. Claro, comparado a um WM ou um Xfce, de fato é mais pesado, mas ainda assim o Gnome em uma máquina razoável já é muito rápido!
Esse mito surgiu porque o Gnome consome mais ram que outros DEs e existe uma cultura de não usar ram na comunidade Linux. Mas isso é um grande erro, porque memória ram não usada, é memória ram desperdiçada.
O Gnome coloca os programas mais usados em paginação na ram para quando eles forem clicados, abrirem rapidamente (afinal já estão pré-carregados na ram). Isso inclui o próprio DE. Isso deixa o Gnome muito mais "snappy" e rápido, inclusive. Mas para quem gosta de ver o consumo de ram baixo, fica louco falando que Gnome é pesado.
No meu notebook antigo, Ubuntu demorava pelo menos 5 minutos para iniciar. Eu literalmente deixava ligando e ia fazer alguma outra coisa. Já com Xubuntu e Mint Xfce na mesma máquina, esse valor consistentemente caia para 1 minuto a 1 minuto e 20 segundos.
Mas aí tem que avaliar outras coisas, porque a inicialização do computador geralmente é o init system que faz, sem nada do Gnome. Se a demora era após o login, aí sim é responsabilidade do Gnome. Mas como falei, o Gnome não é pesado, mas também não é para PCs antigos. É necessário ter um computador razoável.
Agora, quem sabe o systemd do Ubuntu não é mais bloated que o do Xubuntu ou do Mint?
Uma dica para descobrir isso é rodar o comando # systemd-analyze
e para identificar quem são os culpados pela demora # systemd-analyze blame
Maioria das coisas no Linux é questão de gosto e elitismo. É que nem o pessoal obsessivo em debloat querendo se livrar do Systemd, tem gente que genuinamente não curtem e tem os ovelha que só querem tirar pq outros dizem que é bloat.
Cara, pior que nem existe argumento para atacar o SystemD. Qualquer sysadmin reconhece a importância do SystemD, porque caso contrário teriam que perder horas, talvez dias, escrevendo código para um init system...
Tem uma galera na comunidade Linux que não tá internada num hospital psiquiátrico porque sei lá....
mas o DE que to usando é i3 que é bem leve.
Achei que "i3" fosse de "Intel i3"... e.e"
ahhh hahaha verdade, eu deveria especificar melhor.
Achamos o bug: https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=285590